Compatibilidades DR650

Bom para fazer esta trip e várias outras que pretendo, precisava de uma moto que fosse barata, guerreira, confiável, sem qualquer tipo de frescuras (sensores abs, aquecedor no @, na manopla e bla bla bla mais coisas pra quebrar e me deixar na mão ), uma que eu pudesse aprender como desmontar e montar, e (pudesse fazer isso sem remorso de quebrar ou de ficar muito caro pra “re-arrumar” haha além do que ser alta o suficiente pra passar em todo tipo de terreno (Lembre-se quanto mais BIG, MENOS Trail, não é porque você tem uma GS1200 ou uma ST1200 que você pode ir onde quiser…. vai até pode mas as vezes vai ter que fazer mais força ou pagar alguém pra te ajudar a carregar ( Trans-Amazônica, que eu ainda VOU fazer! ).

Ahn detalhe, IPVA da HD, do carro e de outra moto?? Tô fora,.. quero uma velha guerreira pra que se tudo der errado e eu der PT nela na viagem eu pinto ela de verde.. jogo no mato e volto pra casa de busão hahahah

Tipo eu sou um cara pessimista eu sei,… meus amigos de infância sempre me disseram isso,.. ( mas acho uma qualidade,… sempre fico feliz com as coisas quando elas dão certo…. e se derem errada.. tipo eu já sabia! haha )

Eu AMO a minha Harley (FLSTN Softail Deluxe, era um sonho de pequeno…rs moto de tiozão mas pra mim é a clássica Harley, se eu conseguisse comprar uma teria que ser essa), mas em muitos lugares que eu passarei não conseguiria ir com ela ( ela raspa ate nas lombadas e depressões do asfalto no BR, eu iria acabar com a moto,.. fora que eu não sei fazer a manutenção dela e como é a coisa mais cara que tenho em vida, tenho medo de fazer, e acabar fazendo cagada haha…E claro se furar o pneu daquela desgrama é um parto já pra trocar (já passei pro isso na castelo branco, imagina em uma estrada inóspita neste mundão), imagina se acontece algo pior, ou arrebenta uma correia no meio do deserto? Sabe onde eu vou achar peças pra ela lá?? kkk NUNCA!

Eu não confio também em Brasileiro, na verdade em ninguém que me vende nada… então de nada bastaria eu comprar uma moto usada mesmo que estivesse marcando baixa quilometragem, se eu não sei se realmente o cara trocou tudo que disse, se a moto é realmente o que ele ta falando, ou o que ja foi trocado ou não foi…

Então o que eu queria, ia além,.. eu queria uma moto que eu pudesse comprar bem barata, e que eu fizesse tudo nela, revisasse e trocasse o que eu julgasse necessário.

Resumindo ao invés de comprar uma moto de 9 mil usada,.. comprar uma de 3 e gastar que seja 7 nela,… mas aí sim saberia o que realmente foi feito, e se ela quebrar um dia saberei por que e que peças poderiam ser por eliminação porquê não foram trocadas antes.. deu pra sacar a minha linha de raciocínio? kkk mto louco?, certeza que meu pai e muitas outras pessoas não me entenderiam…

 

Foi assim após muitas pesquisas, de vários meses comparando varias motos cheguei a conclusão.

DR650 Re ( Versão Pré 1996 onde foram trocados os motores)

https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_DR650

Motivos que me fizeram escolher a minha DR:

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DR650RE 1995, do jeitinho que eu a peguei. 124mil km marcando no painel e ele quebrado… fumando e com o carburador da Falcon

  • Fácil Manutenção
  • Moto muito utilizada em trips deste tipo por gringos do mundo todo, assim como a KLR650.
  • Consumo médio de 18km/l
  • 46Cv ( a minha deve ter pouca coisa mais pois tá com o kit 660cc) Moto muito forte! Muito mesmo!
  • Compressão 9.5:1
  • Carburada
  • Não possui bomba de gasolina
  • Não possui sistema de carburação/bomba a vácuo (Teneré/XT)
  • 130 e poucos kg ( no caso da RE)
  • Tanque de 17L
  • Dou pau em falcon em Xt 600, , ando com XT660 e Teneré660Z, coro em Lander, Humilho Tézina250 e já ouvi falar que dá pra fazer uma graça x a Nc700.
  • A Pré 96 é mais forte do que a pós 96, quadro mais resistente e o valor das peças lá fora são os mesmos idênticos embora se ache mais coisas das pós.
  • Resumindo pega eu! por 4 conto e sem pagar IPVA!

Motivos que me fizeram quase me arrepender de ter comprado uma DR

  • Peças (internas do motor) no Brasil esquece! (as do dia a dia acha e tem muita compatibilidade)..
  • Monocilíndrica  = Vibra pra cassete! (Na verdade eu não tinha muitas opções pra escolher mais cilindros nesta categoria x faixa de preço).
  • E só.. isso mesmo só…se eu for falar de custo,.. uma XT, XT660, Teneré ou qualquer outra moto de mais de 600cc no Brasil tem aproximadamente os mesmos preços para manutenção… mesmo que algumas peças da DR tenham que ser importadas, eu sempre comparo tudo com os preços das nacionais e é sempre a mesma base de preço ou até mais baratas! ( Pistão, anéis, correntes de comando, etc.. peças do motor mesmo, não estou falando de peças de manutenção tipicas, como corrente de relação, a própria relação, pastilhas de freio, filtro de ar, de óleo e etc.

Bom é isso ai, nos outros posts nesta categoria vou falar um pouco mais da bixinha,.. e o que anda sendo feita pra primeira grande viagem dela ( pelo menos comigo, não conheço o currículo dela, mas o painel dela tava quebrado marcando 124mil km ela já deve ter a sua história hahaha ).

Como diria meu amigo Guilherme de Americana/SP:

“A DR é igual aquela mulher, que não é linda,.. não é tão gostosa,… mas você sai com ela,.. e é dela que você se lembra depois..” hahaha

 

Algumas DR de referência que eu achei bonitas

 

Extemporae-2

Extemporae-1DR 650 ano 96 Personalizada, 1996 - Motos - Centro, Taubaté bomnegócio agora é_2016-01-22_17-09-4607052908711057210419435_919451874785369_6941002671027607128_n2486396_orig

 

Lista de COMPATIBILIDADE

A Maioria das informações que estão nesta página surgiram do grupo do Facebook e do Whatasapp do qual faço parte (Grupo Fechado você precisa ser convidado).

A Ideia de colocar a lista aqui é alterar o layout da lista fazer um Índice, e acrescentar de forma mais fácil e rápida novas informações quando necessárias ( Estarei fazendo isso conforme for sobrando tempo rs )

(todas as peças são de marcas conhecidas que fornecem para Suzuki/Honda/Yamaha e outras marcas)

Então assim para você se achar na lista abaixo, se atente a seguinte nomenclatura:

Se você é dono da DR até 95 ela é a RE ou RSE(se for carenada), se você dono da Pós 96 a sua é a SE ( não importa que no Brasil no documento da sua 1998 está RE, ela é uma SE, Segunda Edição ).

A lista será organizada assim

RE/RSE = Fabricação Antes/Até 1995

SE = Fabricação após 1996 ( fabricação não é o ano do seu documento, existe versões de RSE aqui de 1997, 1998 mas eram estoques antigos, acredite em mim a sua moto é de fabricação de no máximo 1995 rs ).

Veja as fotos abaixo, a primeira é uma RE, a segunda uma RSE e a Terceira uma SE.

Por favor se você tem alguma dica para compartilhar deixe no campo dos comentários para eu adicionar a informação na lista principal!

DR RE

DR RSE

DR SE

Óleo da Bengala

  • RE/RSE: 536ml de cada lado especificação 10w

Óleo Motor (Trocas a cada 2k km)

Suzuki_Dr650s_Service_Manual_Repair0Oleo

  • 15w40
  • 15w50
  • 20w50 ( já que no BR Jamais teremos -20 C)
  • Motul 5100 é um ótimo óleo, mas acredite você não precisa usar só ele
  • Qualquer óleo que seja semi sintético api sl sae 20w50
  • Lubrax 20w50
  • Mobil 20w50
  • Mobil super moto Extreme 15W-50 semi sintético (mesmas especs Motul)
  • Castrol Actevo 20w50 semi sintético

Torneria do Tanque

  • RE/RSE/SE:  Yamaha XT600, Suzuki YBR 125

Reparos da Torneira a Vácuo Original

  • RE/RSE/SE: Suzuki GS500 (20/05/2016)
  • RE/RSE/SE: Yamaha XT600

Comando de Válvulas (Cam Shaft)

RE/RSE: http://www.webcamshafts.com/mobile/motorcycle/suzuki/suzuki_dr_650_se_(90-95)_sohc_4v.html

SE: http://www.webcamshafts.com/mobile/motorcycle/suzuki/install_data/tc_001615_000694.html

Tampa do Tanque

  • SE (Não testado na RE/RSE): Sundown Motard stx200

Miolo de ignição

  • SE (Não testado na RE/RSE): Sundown Motard stx200

Lanterna e Piscas

  • RSE a lanterna traseira é igual da Yamaha Teneré / Yamaha RD 350, o guidão da Honda XLX 350 e Honda DT 200.
  • RSE: Seta traseira é igual a da Suzuki YES

Retrovisores

  • os da XT 600 são os que mais se assemelham ao original

Válvulas

SE: Válvulas de escapamento são as mesmas da Honda XR200, a de admissão somente original.

 

Guia flexível freio traseiro

  • As guias da balança traseira da DT200 servem perfeitamente nas RE/RSE ( Não testadas nas SE. (16/092018)

Manetes

  • os manetes são idênticos aos da Suzuki YES, ( há relatos que não serviram na SE).
  • Suzuki Intruder 125 cabem perfeito

Filtro de Ar

  • Filtro de ar estou usando o da Kawasaki KX 65 da marca Twin Air, super filtro, vale o custo benefício. ( General Motos, Osório costuma ter, mas na internet sempre se acha ).
  • Moldspuma (18) 3634-1049 patim@moldspuma.com  vendas@moldspuma.com http://www.moldspuma.com.br

Revil/Caracol Velocidade

  •  Uma dica com relação ao revil: uso o desmultiplicador (caracol) completo da Sundown Motard (que é de metal) e não estraga. (A engrenagem do velocímetro da stx 200 não serviu de primeira, é necessario remover a engrenagem, levar num torneiro mecânico pra ele abrir o diâmetro da peça pro eixo da roda entrar nela.) (20/07/2016 Testado por Gustavo Henrique).
  • Loja Ponto Final e fala direto com o Dinho, ele resolve esse seu problema rápido e a baixo custo. Tel: (11) 3331-7145
  • Eu adaptei o painel da Honda Xre300 e coloquei o sensor eletrônico dela, fim da quebra do reviel com contador de giros, relógio digital, odômetro parcial e outros benefícios, pretendo fazer um post com o passo a passo do procedimento. (http://www.douglascampos.eng.br/index.php/2016/05/19/painel-digital-da-honda-xre-300-na-dr650re-1995/) (douglas.campos@gmail.com) (18/05/2016)
  • http://www.dr-big-shop.de/650_TuningSpecial_76.html original e esse site da Alemanha vende apenas a peça que desgata
  • Há rumores que o reviel da Intruder 250 serve perfeitamente nas RE/RSE (Não confirmado) (12/04/2018)
  • O reviel da RE:RSE e das SE são iguais, os cubos dianteiros das duas DR são idênticos o que muda somente é a grossura do eixo que segura a roda, ( e claro os rolamentos).(12/04/2018)

Raios de Roda

A roda inteira das DR seja antes de 96, pós 96 ou RSE, são idênticas, os cubos, discos reviels e aros. A única coisa que muda são os rolamentos e o eixo que na SE é mais grosso.

RE: Aro traseiro NX150 NX200 XR200 (Nos raios traseiros existe um detalhe mais fino na ponta mesmo…do lado da coroa é preciso cortar e fazer nova rosca). Aro Dianteiro raios de Falcon

SE: Raio da Falcon cabe certinho na roda dianteira, sem adaptações.(31/03/2017 Leo Fontes RJ), o Traseiro da falcon também serve na pós sem adaptações.

Cabo velocímetro

  • Cabo de VW ou Brasília completo com capa, pegar só o miolo e levar em algum lugar onde fazem a ponta terminal, geralmente oficinas de taxímetros ou velocímetros, não esquece de fazer a medida idêntica (comprimento) os terminais originais (do fusca) você deve eliminar,  não colocar nenhum lubrificante, custo R$5,00
  • Comprar dois cabos de velocímetro da marca Scherer, um pra CB400 e outro para a XT600. Pegue o centro (cabo interno) da XT600 e a parte do conduíte com conexões da CB400, passe um por dentro do outro e pronto. Bastou aumentar um pouco o diâmetro interno da ponta que vai na roda (do cabo da CB) para que este entrasse por inteiro no encaixe, nada que uma furadeira não me ajudasse. Custo total da brincadeira : R$10,00 cabo da CB + R$12,00 da XT igual a R$22,00
  • Compre um cabo da TENERE 600, retire a ponta que vai na roda do cabo original, que irá precisar, pois o da TENERE não serve. Depois a ponta de espiral (aço) terá que ser diminuída ao tamanho do original. (a ponta que vai na roda). A parte que vai no velocímetro não precisa mudar nada, são iguais.
  • RE:SE: Cabo da Burgman 125 fica um pouco mais curto mas serve. (02/06/2016)

Juntas Motor

  •  Juntas André Lima ltda. Rua: Ana Cintra, 59       Fones: 3331-6997 / 3331-6095 (é bom levar as tampas para tirar o molde da junta ou junta velha).

 Retentores de Válvula

  • RE: Use os originais é R$15 na concessionaria, o mesmo da GS500
  • SE: Os retentores de válvula, são os mesmos da Intruder 250/xr200/nxr150 (31/03/2017 – Gustavo Henrique)

Retentores de Bengala

  • SE:  RMX / KDX 220 / YZ /
  • Na SE: Marca Athena modelo 4355 (43 x 55 x 9.5/10)(Mesmos da XT660). Existe também os da All Balls Racing que da pra comprar pelo site oficial e mandar vir.
  • RE/RSE: 41mm x 53mm x 8 / 9.5mm
    Yamaha: DT 125 LC 84/89, FZR 600R 94/95, FZS 600 Fazer 98/2001, XT600 E 87/2003, YZR 600 R 96/2002, XVS 650 DRAGSTAR CLAS. 98/2007, XVS 650 DRAGSTAR 97/2003, YZF 750 R 93/98, TDM 850 91/2001, TRX 850 96/2000, XJ 900S DIVERSION 94/2003, FZR 1000 EXUP 91/93, FZR 1000 GENESIS 87/88, FJ 1100 84/85, FJ 1200 86/93Kawasaki: EN 500 Classic 96/2005, KL E 500 91/2006, ZX 6 R 95/97, KLR 650 95/2004, ZEPHYR 750 91/94, ZXR 750 93/95, ZX 9 R 94/97, GTR 1000 86/97, ZX 10 98/90, Z 1300 A1-5 79/86, Z 1300 Voyager 83/88Suzuki: DR 650 RS 90/95, DR 750 BIG 88/89, DR 800 BIG S 90, GS 1000 G 82/84, GS 1100 G 81/86, GSX 1100 EFE, GSX-R 1100 86/92

Rolamentos da Caixa de Direção.

  • DR650 RE/RSE: Yamaha XT600r em cima e Honda TWISTER embaixo ou Yhamaha DT200 em cima e de Yamaha RD350.(Superior: 32005X Inferior: 32006RSH  ).
  • DR SE: Rolamento da caixa de direção Código 09265-30014, medida 52x30x16 e o inferior da caixa de direção modelo não comercial – não encontra em casa de rolamentos, só em loja de peças de moto mesmo medidas: interna 30mm externa 52mm – (CR 0643 L – 2 Peças, mesmo da RM 125 / 250  )

Rolamentos das Rodas

  • SE:  2 x 6003 DDU (DDU significa com retentor blindado duplo) , 2 x 6204 DDU , Coroa 1 x 6205 DDU
  • RE/RSE: Roda traseira – 2 x 6303 DDU, Coroa – 1 x 6305 DDU , Roda Dianteira – 2x 6202 DDU

Velas

  • RE/RSE: DPR9EA-9 , até ano 1996 ou Iridium NGK DPR9EIX-9
  • SE:Velas ano 96 em diante. ou Iridium Cr10eIX (mesmas da R6) e CR10e (normal) R$ 45

Filtro de Óleo

  • RE/RSE/SE (Compatível com todos os anos, inclusive Freewind e Dr800): Filtro de óleo da Suzuki Intruder 250, ou DR 300. E é coisa de 2 milímetros menor basta dar uma pressãozinha na mola que serve normal.
  • Valflex código 153.
  • Riffel 101325
  • Hiflo hf137 (melhor Opção e próprio para DR)
  •  Obs.: Agora vem sem o anel O’ring tem que comprar a parte, na concessionária paguei R$ 20, pelo anel O’ring, se fosse em qualquer casa de vedação seria em torno de R$ 2,00 mas como eu não tinha a tampa em mãos e nem o modelo tive que morrer com tudo isso na concessionária Suzuki.

Rele de Partida

  • O da Honda CB 400/450 funciona muito bem nas DR. Precisando apenas de ajustes nos plugs.
  • RE: O da Suzuki Yes e Intruder também funcionam (17/10/2016).
  • SE: Titan 150
  • SE: 1997-2000 GSXR 600, 1996-99 GSXR 750, 1996-03 GSF 600 Bandit,1997-05 GSF 1200 Bandit,1999-07 GSX 1300 Hyabusa

Relação

  • Riffel ou Vaz ( Riffel tem fama de superior)
  • Na Corcopin da Gen Osório costuma ter em estoque e com bons preços (Telefone. +55 11 3222-1657)
  • RE/RSE: Pinhão 16 original, Coroa 42, Passo da corrente 520 114 elos
  • SE 15 x 41 corrente DID 525V 11 X 110LE
  • SE(Não testado na RE/RSE): Pinhão Yamaha Virago 250 ou Yamaha xt600 c/ trava 2 lugares e Coroa tornado original passo 525 (o único trabalho e levar a um torneiro para que seja feita a furação correta mesmo assim o valor fica menor que a original) (19/05/2016)
  • A furação é diferente na coroa a 95 entre parafusos tem 170mm e a 96 é 156mm
  • RE/RSE: Se quiser usar uma 525 na DR RE, use as coroas da DR800 são a mesma furação ( A mais fácil de achar que fica boa é a 44 x 15 )

Corrente de comando

  • Honda CBX 750, ela é um pouco mais comprida, mas é só cortar alguns elos. (RE/RSE e SE)

Cabo Acelerador 

  • Cabo + punho da Honda Tornado. ( Sem A/B simples )
  • Cabo + punho Honda Falcon. (Sem A/B simples )
  • Cabo duplo + punho duplo da XT 600 / XT 600E 95 E/D ( Precisa cortar um pedaço do parafuso do esticador do cabo que vai no carburador )

Cabo embreagem

  • DR RSE:  cabo de embreagem da CB 400 II, Só refazer o encaixe do cabo que vai no eixo da fricção, o tamanho é pouca coisa menor, mas não tem nenhum problema, é só passar certinho pela carenagem sem usar os guias originais de cabos.
  • Cabo do acelerador da Honda XLX para usar na embreagem da RE e SE.( Dizem ficar muito fino e não aguenta muito, recomendo o da Intruder da dica abaixo).
  • Usar “safa onça” que consiste em um cabo onde se coloca uns terminais nas pontas e se aproveita o conduíte do cabo quebrado ( usado em carros antigos e bicicletas).
  • RE/RSE: Suzuki Intruder 125cc ( O Cabo de embreagem da Intruder 2010 é um pouco maior do que as mais antigas, talvez fique melhor nas RSE ).
  • Cabo de freio dianteiro de dt180 para cabo de embreagem
  • Cabo de Freio dianteiro da Bros 150 a tambor ( Testado em uma SE 20/02/2017 )

Rolamentos do Virabrequim (18/05/2016)

DR RE:

  •  35X80X21 – P/N: 09262-35009 ou 09262-35027 ?
    (Mesmo XT600 SKF 1307K ou 6307 2RS1 )- 6307 c3 2RS/DDU!!– Dupla vedação de borracha (dos dois lados do rolamento)
  • 45X85X19 – P/N: 09262-45011 (6209-2RS1/C3 – SKF)
    (6209-2RS, 6209 2RS, 6209 RS, 6209RS, 6209-ZZ, 6209 ZZ, 6209ZZ, 6209 Z)
  • 1x 6307  – Virabrequim
    1x 6209  – Virabrequim
    2x 6204 CNormal Contrapeso P4 ou P5
    2x 6004 CNormal Contrapeso P4 ou P5

Escova de Partida

  • As escovas de partida da RSE/RE 1993 até 1996 são as do Opala, apenas tem que lixá-las para diminuir o tamanho e encaixar.
  • Vila Motos faz a retifica completa Rua Guaianases 209. Tel (011) 3333-4520
  • Mesmas da Honda CB500 (Retirar um “dente” do suporte das escovas, coisa simples).

Motor de Arranque

  • Motor de arranque é o mesmo da TL 1.000, inclusive nos encaixes e furos, sendo que o valor é bem mais em conta.
  • Recondicionamento  Zelão (011) 5058-3296

Militec

  • Site Seguro, Militec Original com preço bom http://www.pordentrodaoficina.com.br/

Retentores das Pinças de Freio e do Cilindro Mestre Dianteiro

  • Retentores do sistema de freio do reservatório do guidão, serviram o da Honda CBX 750 F (Não Confirmado o Ano/Modelo)
  • RSE/RE: Os Anéis de borracha de vedação interno das pinças de freio da RSE/RE, são quase os mesmos do carburador da Honda Biz 125, precisa apenas dar uma pequena desgastada (coisa mínima) no esmeril para entrar e encaixar perfeitamente.
  • RSE/RE: Pinças de freio da traseira da DR 650 RE podem ser substituídos pelo retentor da pinça da Suzuki YES. No caso citado precisam de dois retentores já que a YES tem só um pistão. O kit que comprei é completo, vem o guarda pó, o retentor e a tampinha do parafuso de sangria.
  • RSE/RE: Reparos Traseiro da Falcon ou XRE300 ou CBR1000, servem nas pinças traseiras. Os dianteiros são da Turuna/CBX200. Comprar dois jogos de cada pois as pinças tem dois pistonetes o cod da marca THL é o  13040 para o da (falcon) (contato@thl.com.br) (22/06/2016).
  • RE/RSE: Reparo da pinça traseira de tornado (cilindro 27), e dianteiro  do Escort 96 (074-Rep Pinça Traseira Escort Xr3 93, Pointer GTI 94 33m ) (Testado por Tássio Silva 13/06/2018).

Carburador

  • RE/RSE: Nas pré os giglês são: Agulha Y532  Principal #137.5  e da Lenta #47.50 ou #52.5 , o pistonete e o resto é padrão das duas DR (18/05/2016) .
  • SE:  Main Jets: #140,  Slow Jets: #42.5 (Medidas Originais) (23/05/2016)
  • No Brasil tanto para as RE quanto para as SE são utilizadas agulhas 6F6 (13383-12E00)
  • https://store.moto-lab.com/bst40-fuel-system-parts?bst40_mmy (Site com peças)

O Carburador da DR [todos os anos e modelos] é o Mikumi BST 40.

As seguintes motos usam este carburador além da DR:

Aprilia Moto 6.5 ’95-’02
Cagiva Canyon 600 ’96-’97
Cagiva Canyon 500 ’97-’07
Husqvarna SM610S ’03-’04
KTM 400 LC4-E ’01
KTM 400 LS-E/mil ’04-’05
KTM 400SXC ’00
KTM 625 SXC ’03 (USA only)
KTM 640 Duke II ’00-’07
KTM 640LC4 ’98-’99 & ’02
KTM 640LC4 Adventure R ’99-’07
KTM 640LC4-E ’00-’01
KTM 640LC4-E/mil ’98
KTM 640LC4 Enduro ’03-’05
KTM 640LC4 Supermoto ’01-’05
KTM 640LS-E/mil ’00

Suzuki SG350 Goose ’91-’99

Suzuki DR650 ’90-’16

Suzuki GSX-R750RK ’89

Suzuki Bandit  600 e 1200 S

Suzuki GSX 750 e GSX 750f

Suzuki GSX-R1100 ’91-’98 (non-USA)

 

Cabo do Afogador

  • Afogador da Honda Falcon NX400 para retirar o afogador do Punho e colocar no parafuso da mesa ou onde preferir
  • RE: Cabo do afogador da HONDA CG Titan 150 sport todos os anos. (Serve no punho Original) (Não testado na SE). (Raphael RJ 25/10/2016).

Terminal do cabo do afogador

RE/SE/RSE: Os originais são de plástico, o da Twister cabe certinho existe o de metal e o de plástico. (Raphael RJ 25/10/2016).

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Embreagem

*Os discos de embreagem da marca Flym não prestam.

Atenção!!! o Kit da RE tem um disco diferente do plato, se não for comprar o kit especifico para sua moto compre sempre 6, e o do plato original suzuki.

  • RE: São 7 Discos ( 6 Separadores ) 4 Molas
  • SE: São 8 Discos ( 7 Separadores ) 4 Molas
  • Optem por “Trilha” ou “KS” acho q é o nome.Caso não encontrem dessas marcas para a DR.
  • 2 Kits para a Intruder 250 ( Se atente ao número de Discos) .As embreagens da EBC são sua melhor opção custo x beneficio, troque se possível já os espaçadores e as molas (18/05/2016) CK Series é o melhor da EBC.
  • Note que o disco 10 e o separador 14 são diferentes o separador é de 2mm enquanto os outros sao de 1.6mm (no caso das RE)

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Modelo Ano CK Series # Spring Kit # DRC Series #
DR 650S 1992-95 CK3402 CSK115 DRC59
DR 650 RE/RSE 1994-95 CK3402 CSK115 DRC142
DR 650 SE 1996-09 CK3386 CSK4 DRC87

Barnett (20/05/2016)

Barnett é uma marca não muito conhecida no Brasil, mas muito recomendada em fóruns gringos, vale a pena proucurar o kit pelos códgios de modelo abaixo:

Modelo Ano Discos de Embreagem Separadores Molas
DR-650S 1990-93 301-70-10017(x6)

301-70-10003(x1)

401-35-055002(x6) 501-87-04009
DR-650RE/RSE 1994-95 301-70-10017(x6)

301-70-10003(x1)

401-35-063046(x5)
401-70-078007(x1)
501-87-04009
DR-650SE 1996-09 301-70-10005(x8) 401-70-063004(x7) 501-87-04009

SUMO (Preços Bons, Não tenho Feedback)

  • SE: Discos SUMO SS-0087
  • RE: SUMO SS-0059 (Kit Completo com molas e separadores)

Pedaleiras Garupa

  • RE/RSE: Lander 250
  • SE: GSX-R

Pistão

  • RE/RSE: Pistão e anéis Wiseco, ao contrário das medidas STD de incrementdo de retificas os Wiseco são vendidos na Medida 95mm 96mm e 97mm ( Std, 1mm over e 2mm over). Part Number do 96mm  4597MO9600, já vem com os anéis, pino e travas. Procure no eBay, fuja dos preços da Procycle!

Fique esperto com um pistão que andam vendendo para DR 650 principalmente no Mercado Livre, com aneis RIK, por média de R$700 reais sem o pino da biela. (Ainda dizem que é o mesmo pistao pra qualquer ano da DR).

Aquele pisão é uma gambiarra com o pistão da XT 600 que tem a mesma medida de diametro, mas tem o peso e varias outras medidas diferentes, pelo amor da sua moto, não coloque este pistão nela!


Pense naqueles pesos de miseras gramas que são colocadas no pneu do seu carro e em alta velocidade fazem total diferença…. agora pense algumas diferenças no pistão da sua moto em alto giro…

É fato que ela vai ficar desbalanceada, e é morte precoce na certa ! (17/10/2016)

Pastilhas de Freio

RE/RSE (Pré 1996 )

  • Apesar de não ser uma marca de ponto, pelo menos atende a necessidade e o produto é nacional: FABRECK: Pastilha traseira modelo FBK 0669, compatível com: DR 650 SER, DR 750, DR 800
  • Com as antigas em mãos mandar vulcanizar a pastilha novamente, é o mesmo processo feito em quadriciclos importados, carrinhos de golf, até em aviões experimentais. está em testes  um par pelo Douglas ( douglas.campos@gmail.com) (18/05/2016).
  • Pastilha EBC FA157X/FA157R é a Traseira, e a Dianteira FA147R (18/05/2016)

pastilha-de-freio-traseiro-suzuki-dr-650-ano-1989-a-1995-15909-MLB20112181592_062014-O

*Medidas pastilha traseira DR RE/RSE

SE – Dr 650 pós(96 em diante)

  • Traseiras: As mesmas da Lander, não muda nada (Dica Gustavo Henrique )
  • Dianteiras: XRE sem abs (Dica Gustavo Henrique )
  • Marca: MOLD MIX SinterízadasMB917 dianteira (motos NX4 Falcon 99, NX 15089, XR 250 Tornado 99/2000, NX 350 Sahara 87.
  • Dianteiras: NX4 Falcon 99, NX 15089, XR 250 Tornado 99/2000, NX 350 Sahara 87
  • MB824 traseira (motos DR 250 90/95, Kawazaki KDX 250 91/94, KX 125 89/94, KX 500, KDX 200 220 94/2000
  • Pastilhas de freio EBC Modelos Dianteira FA185R ou FA185X. Traseira:FA152R ).
  • Opção de Vulcanizadas como das Re

Discos de Freio

  • RE/RSE: Powerbrakes R$180 Rua Francisco Arvani, 251, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. ou Sergio Rodrigues 11 5181-5627 contato@powerbrakes.com.br
  • SE: Master faz flutuante mas o custo x beneficio não compensa. Não há necessidade e ganho de desempenho algum para usar um disco de freio flutuante na DR.
  • RE/RSE/SE: www.retificamaster.com.br (019) 3458 4204 Falar com Alejandro
  • RE/RSE/SE: http://www.dmtmoto.com.br/ uso e recomendo!
  • SE: O disco traseiro da DR SE é igual o disco dianteiro da Motard da sundown Stx 200; (28/08/2018 Testado por Ricardo Zonzini).
  • RE/RSE: Os discos traseiros da RE/RSE são iguais os da DR800;

Burrinho de Freio

  • RE/RSE/DR800/(Não cofirmado na SE): Burrinho de freio traseiro da Honda Falcon 400 (Os reparos do Burrinho da falcon nao servem nos originais da DR, tem que comprar o burrinho todo ou procurar um jogo de reparo compativel de outra moto (se achar me avise pra atualizar aqui)).

Relê de Pisca

  • Honda CG 125 Antiga 2 Fios.

Placa de partida

  • Reparação dos Roletes (R$600 ) Endereço e email da empresa: Rua Mario Milaneze n.940/ Jardim Itaparck / Maúa SP / Cep 09351-550 Alexandre Pereira. alofficer@ig.com.br (18/05/2016)
  • Conseguimos provar que as placas de partida da RE e da SE são idênticas (18/05/2016) (Graças a Deus )
  • Placa blindada da YamahaTenere 600 (ano 89) possui 3 furos, levar para o torneiro fazer os 6 furos da dr na placa 3 furos da xt. (Comprovada em 30/09/2016 por Michael), A Placa entra bem justa, mas serve perfeitamente. Já foi testada por 3 meses em uma DR SE ano 2000 por) (12/08/2016).

76e6d384-5a2b-446d-86ce-e19677ba4851*Foto da placa de teneré montada ainda sem os outros 3 furos.

Retentor do Descompressor – RE

P/N: 09282-10014

RE/RSE:  dia 18 x dia 11 x 4 lábio liso, neoprene ou viton ou poliacrilica RTO Sabo Vedabras (08/06/2016)

Ajuste de válvulas de Admissão e escapamento

RE/RSE: 

Tubo de Lubrificação RE/RSE

– SEMPRE que abrir seu motor verifique o tubo de lubrificação M11390-12D01 e se possível troque-o !

Retificador de Voltagem

RE/RSE: O modelo é mesmo da Intruder 800 e 1400 com 6 fios, 3 amarelos, 1 vermelho , 1 preto/branco e um Laranjado ou Marrom.

Motos compatíveis( Tem que ser no padrão 6 fios)

    • Suzuki Boulevard S50 VS800 2006-2009
      Suzuki Boulevard S83 VS1400 GLP Intruder 2005-2009
      Suzuki DR 650 S 1992-1993
      Suzuki DR 650  1994-1995
      Suzuki VS 1400 GL Intruder 1996-2004
      Suzuki VS 800 GL Intruder 1996-2005

SE:

  • Honda cb 400/450 serve em quase todas as motos.
  • O Honda da Sahara dizem que também serve.
  • O regulador da Honda Tornado tem a mesma fiação da DR, inclusive na mesma posição.  

Suspensão Traseira

  • Oficina especializada em Recuperação de amortecedores e pró-link embuxamento de balança de DR650 e DR800 Cmotos:  www.cmotos.com.br email:  cmotos@cmotos.com.br Fones : 11 – 39060517  ou vivo 11-972839135 Av. Mutinga, 491 – Pirituba – São Paulo – SP PABX: 11   3906-0517
  • Outra opção Contato: Hall, tel 69582983, Zona Leste – SP.

Oficinas Recomendadas

Peças Suzuki São Paulo

  • EDSON LIMA – Suzuparts – Rua,General Osório, 593 Sta Efigênia São Paulo-SP CEP 01213-000 (11) 3221-7815 / 3362-3837 / 3225-0644

Rolamentos onde Comprar

  • Rua Alberto Simões, 90 – Jd. Paraíso
    Barueri – São Paulo – CEP: 06412-230  www.crbimportadora.com.br