Surpresa! Estator – Parte 03

Estava eu todo feliz com os rolamentos, tensor, guia da corrente do balanceiro, retentores de válvulas e retentores da embreagem e do pinhão em mãos (Atualizei a lista de compatibilidades com as medidas dos retentores que comprei),.. pensando bem feliz.. PRONTO AGORA ACABOU, “SÓ” montar e alegria!

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Bom como já era esperado, mais uma surpresa rs

Surpresa esta que iria passar despercebido se eu não fosse até a oficina e não tivesse visto o estator …

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O bichão tá derretido… e já foi enrolado,.. ai a minha duvida era se ele tinha derretido antes de ser enrolado ou enrolado e depois derretido ( ou seja vai continuar derretendo ).

Pois então descobri que se o estator for enrolado de forma errada ele esquenta mesmo e foi isto que aconteceu ai,.. (claro que outros fatores podem ter contribuído ou causado o problema, e o que eu mais acho provável é a mistura muito pobre do motor  com o antigo carburador da Falcon, a mistura pobre aquece demais o sistema todo e o óleo que é usado para refrigerar o estator) , outros motivos como o radiador de óleo sujo ou entupido também podem ter ajudado/causado este problema…..

Independente de quem causou o estrago,.. embora o retificador estava funcionando  pra mim ele está dando sinais claros de que vai dar M…já que nem a proteção dos indutores existe mais….. e o que eu não quer é ficar na estrada seja por problemas mecânicos ou elelétricos…

Então vamos lá… bora mandar enrolar de novo esse cara,.. espero que agora seja bem feito,.. até porque se esta peça plastica for danificada mais um pouco eu to lascado pra arrumar outra pra substitui-la.

Outra coisa que andei pesquisando e conversando com próprio cara que vai enrolar o meu estator é sobre os retificadores,… mais precisamente o retificador da CB400/CB450, que muito mexanico (mecanico  de fds ou que se acham mecânicos) dizem ser praticamente universal.

Bom o cara que conversei falou pra mim que o estator da CB na minha moto era um sacrilégio, que a minha moto era uma hidroelétrica que ficava ligada sempre kk ( Não sei se realmente estava ligado assim,.. sempre armado, pois não cheguei a medir ).

Quando se liga o regulador da CB pra funcionar precisa do pós chave acionado,.. e muita gente liga ele ele em outras motos com o pós chave no positivo,.. (Chuto eu que este pós chave no positivo é para pegar a tensão de referência para o circuito retificador saber qual a tensão do sistema no momento).

O Problema e que dependendo da ligação o regulador  não estabiliza em 14.5v ( ou perto disso )  pois isto faz com que o regulador fique armado sempre, e quanto maior for o giro da sua moto, mais ele vai aumentar a tensão na bateria e no circuito elétrico todo da sua moto, podendo queimar teu CDI ( ai você tá na M, se a sua moto for antiga e com peças difíceis para reposição, como é o meu caso ).

A questão é que existe uma maneira de ligar o retificador da CB450 em que ele estabiliza em 14,5, porém segundo ele este não é o funcionamento correto dele (??? não sei porquê) e uma hora ou outra ele vai queimar, e se queimar vai deixar passar os 18v, 19v pra sua moto,.. ai você vai se arrepender de te-lo usado… a maioria das motos com CDI queimado são por isso.

Recomendo que troquem pelos originais da sua moto, ou se os originais estiverem queimados procurem quem os arrume, o regulador é pra ser um circuito elétrico muito simples, porém cada retificador funciona em uma faixa de tensão de entrada/saida x RPM,… e cada moto em uma RPM diferente, por isso é bom deixar o projeto do regulador “casado” com o do retificador.

Ou que se você use o da CB ou de outra moto verifique sempre com o multímetro a tensão na sua bateria com a moto na lenta e em alta, se a sua moto começar a falhar  “embolar”, também pode ser sobretensão no CDI, fique esperto um regulador derretido e um CDI queimado pode custar Milão fácil o “casal’  rs! ( Fora o baile e o guincho kk )

Vou investigar mais detalhes mas parece que o Original da DR acima de 5.000 RPM estabiliza… por sorte eu tenho o original dela, e vou coloca-lo depois de devidamente testado.

Confesso que fiquei curioso, não sei se realmente é tão perigoso assim usar o da CB ou se foi um drama que quem trabalha com isso fez para que eu trocasse o retificador também,.. mas fica aqui a dica…

Pra quem tiver problemas com Retificadores e Reguladores Sugiro procurarem o Carlão Reguladores (017) 99150-4605.

Abs!