Motos Carburadas x Giclê (gicleur) original você não tinha se ligado nessa!

Mikuni BST40 – Vela cor de telha x Alegria

Boa noite visitantes ( se é que existe algum) kkk,

Vou escrever neste post uma coisa que ando pesquisando e aprendendo por conta própria ou com auxilio de amigos… amigos estes que alguns nem conheço ( e viva a globalização e a tecnologia kk ).

Carburador!? Você realmente sabe o que ele faz na sua moto? e você tem ideia realmente do que é deixar ele “afinado” ?

Bom é ai que muitooo até muito mecânico malandrão se lasca todo, e as vezes (infelizmente na maioria delas) toma um troco teu e não fez PORRA NENHUMA kkkk.

Se você tem uma moto carburada,… poxa amigo não reclame desta invenção fantástica, agradeça! componentes e funcionamento mecânicos que se bem regulados vão te trazer muitaaas alegrias. ( se você tivesse uma máquina injetada, e a injeção não desse conta de fazer o serviço certo como no caso das Harleys, e você não tiver um tuner kit + dinamômetro + muitos conhecimentos , você simplesmente iria ter que andar com a mistura pobre fodendo seu motor pra sempre até ter que abrir e “tomar uma ré bem forte ” (ie tomar no @,  tomar prejuízo)).

Poxa nem sei por onde começar tem tanta  coisa que quero contar sobre este assunto que há tempos venho pesquisando e me informando.

Vou tentar organizar meus pensamentos nos tópicos abaixo, pra por ordem no Brainstorm que vem a minha mente sobre o assunto…

*OBS: Não sou mecânico, não sou engenheiro mecânico,.., não sou nada,, só sou um cara que vai atrás de informações por conta própria sobre assuntos que me interessam, tiro as minhas conclusões ( que podem ser corretas ou equivocadas) então se um dia você argumentar sobre algo que leu aqui sobre alguém com mais argumentos e provas que eu que desminta algo do eu site… cara não diga nada sobre mim, eu vou falar que não foi eu que te contei essa informação errada kkkkk brincadeiras a parte, por favor use o campo dos comentários abaixo pra me desmentir eu aceito críticas , mas seja educado se não tbm sei ser hahah

O que é carburador?

Podia entrar no Wikipedia, podia te dar termos técnicos absurdos, explicar o funcionamento completo, teoria, princípios físicos envolvidos e todos os paranaue.. mas estas informações estão na net a rodo,.. google it.

Sendo assim vou explicar sendo curto e grosso o que você realmente precisa saber.

Carb for Dummies kkk

Cara carburador é um invento de um ser mais evoluído que veio pra terra pra nos ensinar borrifar vapor de combustível pra dentro da câmara de combustão do motor, numa proporção ar/combustível que seja regulada por vossa senhoria kkk ou seja essa M “pulveriza” gasolina e ar pra dentro do seu motor pra ser queimado pelo ou pelos pistões e após a explosão te gerar energia pra você curtir um vento na cara ( se estiver de moto ).

 

O que preciso saber dele afinal?

Você precisa saber que ele tem uma boia igual a da caixa d’agua da sua casa, que vai fazer uma reserva de gasolina pra você acelerar. Junto desta boia há uma agulha ou estilete ( não confunda com a agulha do pistonete que vou explicar mais além). Esta agulha da boia só serve pra fechar e abrir o fluxo de combustível, é um abre/fecha da mangueira que vem do tanque ou da sua bomba de combustível. ( portanto se sua moto ou carro tiver babando, vazando gasolina com ele parado e desligado… ) fato que seu problema esta na boia, no estilete ou nos dois ( salvo se algum reparo/junta estiver também danificada).

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ali na ponta da bóia você encontra o estilete ou agulha que veda o fluxo que eu citei acima

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Além da boia, temos o pistonete, o parafuso de mistura, parafuso da lenta e os giclês, principal e de lenta/baixa.

CLARO que existem muito mais peças mas o objetivo deste post não é detalhar tudo nem te fazer virar um ninja dos Mikuni, é pra vc aprender o básico e não deixar o tiozão que se diz mecânico, ou aquele piazão que nem barba na cara tem te passar pra trás como provavelmente você já deve ter sido ( bom eu já fui hahha )

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o que a seta está apontando ali é o pistonete, ele é responsável por subir e descer por dentro desta “comporta” que faz o fluxo de ar passar do seu filtro de ar para dentro do motor ( e depois vai pro escape claro ) é ali que ta o grande X da regulagem que não seja a alta nem a baixa da sua moto ( farei um post só disso depois )

F35

Os giclês estão ali, e nada mais são do que “parafusos” com um furo no meio que vão levar a gasolina pra dentro do seu motor,.. quanto maior o furo mais gasolina vai pra dentro,.. precisa-se de um pra lenta e um pra alta porquê claro, óbvio, precisamos de menos gasolina na lenta, e muito mais na alta.

Note que o giclê principal no meio dele vai o pistonete,.. tchan tchan ta ai a sacada, quando o pistonete está inteiro aberto ele é só um furo igual o da baixa,… massss temos o meio do processo quando o pistonete ta ali fecha não fecha,.. meio fechado ou meio aberto haha por isso ele é tão importante…. e mais complexo que os dois, principal (alta quando todo aberto, e lenta).

Conjunto Filtro X Coletor X Escapamento X Carburação

Infeliz do céu!!!!! PRESTA ATENÇÃO no que o tio Doug aqui vai te contar… puxa um banquinho ai e senta e fique atento…

Se a sua moto é carburada, pelo amor de Deus, não sai tirando a sua caixa de ar da motoca, ou colocando um filtro esportivo sem mexer nos giclês não ta!? Até um escape aberto a gente perdoa,… mas não vai me arrancar o filtro ou a caixa de filtro e por um escape aberto numa moto carburada…. sem mexer em nada no carburador…. sua moto vai rodar com a mistura mais pobre que eu final do mês quando eu volto de férias.

Existe um ciclo de ar para que um carburador trabalhe corretamente, ele começa desde a entrada na sua caixa de ar, passando pelo filtro que passa pelo coletor, que manda pelo carburador para dentro… que depois tem as válvulas do cabeçote que vão abrir pros gases serem expulsos pelo escape.. sacou ? não vai me mexer neste fluxo sem saber o que vc ta fazendo… lembre-se tem um japonês ( ou vários japoneses ) ninjas virgem aos 50 anos que calcularam  TUDOOOOO pro funcionamento perfeito e não é um filtro cônico bonitão no lugar da sua caixa de ar que vai fazer você virar o Valentino Rossi.

Você já pensou no motivo da caixa de ar da sua CB400 CB450 ate cg ser tão grande? porquê raios iriam gastar com aquela peça injetada, molde, o snorkel da entrada de ar de borrachinha bonitinha, sendo que poderiam colocar só um filtro cônico lindo xing-ling ?

Aquela caixa tá ali pra interferir e mensurar a proporção de ar que vai entrar pro carburador,.. ate a velocidade que ele vai entrar… o negocio é complexo e tem muito engenheiro formado que não conseguiria te provar matematicamente como chegaram naqueles valores.. então te digo.. se quiser tirar tire… mas faça o minimo certo possível, pelo desempenho do seu motor, e pra melhor ainda,… pra vida útil dele.

 

O que realmente interessa.. regular o carburador… afinação x originalidade.

 

Bom chegamos ao que interessa, era esta parte que era o assunto principal que queria discutir e deixar claro no post.

Giclês, bom são estes caras que vão nos dar a quantidade de combustível que vai entrar pra dentro do motor junto com o ar, logo (parece obvio, mas muita gente não sabia), a proporção de ar que entra pelo seu filtro, a temperatura dele, a pressão (relacionada a altitude que você está) influencia…

Agora me responde, se tudo isso influencia como????????? a mesma moto é vendida as vezes com os mesmos giclês originais no mundo todo!???? e como???? ela vai funcionar perfeitamente com o teu filtro zoado da china ou do PY, US sei la que diabo você colocou ali, com aquela ponteira aberta que a sua avó odeia!??? Sem chances meu amigo,.. normalmente tua moto anda com mistura pobre, o que sobreaquece seu motor, e acaba com a vida útil dele, além de não te dar a performance que você talvez jamais esperava da sua moto ou carro.

E digo maisssss agora você vai cair da cadeira, e vai ter que concordar comigo… se a sua moto é carburada ela é antiga certo ? (antiga odeio quando chamam de velhas)

Se ela foi fabricada antes de 1990 ou antes de 2015 ( provavelmente pois não são mais vendidas motos carburadas ) a quantidade de álcool na gasolina era de 5% em 1990 passou para 22%, depois pra 25% e agora ta em 27% !! ( ai com a margem de erro do IBGE+Insituto data folha + as faltruas dos postos chuta ai 30% a 35% por baixo)

Ai você vai lá todo paquitão da xuxa, se achando o espertão compra um conjunto de reparos pro seu carburador Original, veio la do Japão,.. eeeee que beleza! Teus gigclês vieram pro ano da sua moto se ela rodasse lá no japão,.. você acha que a japarada produz cana pra misturar 27% na gasolina também? kkkk claro que não né campeão…

Você acha que aquela moto sua que foi “tropicalizada” na década de 1990 contava com a mistura de mais de 30% da tua gasolina batizada!?

Ai acontece o que eu te citei acima,.. você leva lá num mecânico bão amigo de um amigo do meu tio, que fala pra você que regula o carburador ó filé!!!! sabe o que ele fez????

Mexeu no parafuso da mistura,.. que praticamente só serve pro circuito da lenta ( ou abriu a propria lenta que so força a borboleta um pouco aberta), ou seja não fez PORRA NENHUMA no teu carburador, ele só parou de afogar quando você parava no semáforo e você tá ai mais feliz que gordo de pijama novo! hahaha

Meu amigos depois de todas as informações que eu passei acima,… pode isso Arnaldo? Sua moto vai tá xuxu beleza? Vai bosta,… pode ate estar econômica mas está uma carroça e andando com mistura pobre, o que vai fazer o seu lindo motorzinho não chegar nem aos 100mil km rodados…( lembre-se a sua senhora já não tem tantas peças no mercado. você não vai querer que isso aconteça).

O que eu recomendo? giclês!!! esqueça os originais! a sintonia fina do pistonete deixo pra explicar depois ( até depois de eu mesmo conseguir arrumar o da minha), mas esquece a configuração original do seu carburador, isso ta matando sua moto.

Um exemplo o main Jet da DR é 140, so que isto é pra motos de 96 até 2002,.. a gasolina agora é 27%.

Se o álcool consome em média 46% mais do que na gasolina (o pessoal faz as contas com 30%, multiplica por 0,7, mas se esquece que a gasolina neste cálculo também tem 30% de álcool sacou a M? )

Então faremos com dados empíricos (reais)

Se um carro flex faz 10kml/gasolina ele faria aprox 6,3 km/l Álcool

 

sendo assim chutamos no min 40% da área do giclê está errada certo?

Então vamos aumentar estes 40% para compensar.

Lembra-se das aulas de cálculo de área do circulo?

Area Ciruclo = Pi x R x R (ou Pi x r^2 )

140 = 3,1416 x r^2

 

r^2 =140 / 3,1416

r= 6,67

Agora com os 40% a mais:

196 = 3,1416 x r^2

r = 7,89

Se o raio é de 7,89 qual seria o giclê pra ele?

6,67 – 140

7,89 – x

6,67x = 140 x 7,89

x= 1.105,8/6,67

x = 165,7 seria o valor do meu giclê com os 40% a mais ..

 

Resumindo

( 3,1416 x r^2 + 40% ) vai dar ai 165 ( chute inicial ), isso estamos levando em conta SOMENTE o  ÁLCOOL, existem os fatores da famosa C.N.T.P ( condições normais de temperatura e pressão ) que não se aplicam neste caso, pois estaremos rodando com este carburador em ambientes dos mais variáveis possíveis.

Ai já que você vai fazer o serviço bem feito, quer mexer no filtro e no escapamento, beleza irmão,.. a hora é agora substitua o que tiver que trocar…e mãos a massa, abra seu carburador, retire teus giclês originais, substitua-os por medidas maiores e vá testando,.. rode 10, 15 dias,.. e retire a/as vela/as

a cor mais próxima da cor de telha de casa é o que vai te deixar feliz e sua moto feliz.

Spark+Plug+Reading

Se você conseguir fazer sua moto cortar o giro em alta ( na 5 ou 6 marcha ), e a sua vela tiver cor de telha no final de uma longa viagem assim, parabéns você afinou sua moto ( pelo menos na alta), o da baixa sugiro deixar o original ou um pouco maior, não precisa ser na proporção dos 40% já que o da lenta você vai usar somente em baixíssimas RPMs… a bucha é regular as médias acelerações, ai vai ser outro post, assim que eu também souber mais do assunto rs

Mas ai você pode me falar, porra Douglas você tá por fora hoje existem aparelhos na mecânica  la do meu tio que dizem em real time se a mistura ta rica ou ta pobre… bom meu amigo eu te digo uma coisa provavelmente a oficina pagou 500, 600 reais em um aparelho que pega um sonda lambda de carro e mostra o valor dele em um visor lindo colorido ou em um bar meter de vermelho a verde… vou te dizer? grande M rs.. por R$20ão eu faço um pra você ou você pode ligar só o sonda-lambda num multímetro e ler a variação de tensão dele.. só que é assim,.. com a moto em alta,.. com escape trocado, filtro trocado,.. regular so dentro da oficinal não adianta,.. só mesmo se for algo caprichado no dinamômetro, mas mesmo assim o cara vai ter que perder um dia ou mais porquê vai ter que ficar abrindo e trocando os giclês….e vai te cobrar uma graninha por isso,.. então vai comigo que você passa de ano!

Como diria um amigo,..

Anda comigo que o boi não te lambe!

 

Parece óbvio  tudo que eu falei pra você? O.k este post não era pra você então você talvez saiba mais do que eu no assunto desculpe fazer você perder seu tempo aqui rs,

Faltou alguma informação pra você? me pergunte nos campos que se eu puder ajudarei com maior prazer.

É nóis!

 

Bora rodar! (Agora não mais com mistura pobre, e motor frio hahaha)

 

  • Uma dica do amigo Toty do Rio Grande do sul,.. em sua viagem para o Atacama, nas cordilheiras a moto começou a fumar, perder potência, sinônimos de falta de oxigênio na combustão (mistura rica), a solução que ele encontrou foi abrir a tampa da caixa de ar da DR Pré ( creio que na pós também exista ). Ele disse que depois disso a moto ficou perfeita,.. e conseguiu fazer a travessia sem problemas. (04/08/2016)